O Fotografo

 "Eu sempre pensei que boas fotos fossem como boas piadas.
Se você tiver que explicá-las, elas simplesmente não são boas."

_____________________________________________________________________________________________________________________
 

A fotografia é um vício que começa quando o bichinho da fotografia entra na pele da gente, ai é tarde não da mais pra parar, isso aconteceu comigo quando tinha apenas 12 anos, estava folheando uma revista, não me recordo qual, e vi uma foto do Ansel Adams, era uma linda paisagem em P&B, até então não podia imaginar que dava pra deixar uma paisagem bonita em preto e branco, achava que para uma imagem, principalmente em se tratando de paisagem, a cor era tudo, e dai veio minha paixão pela fotografia, em especial pela P&B.

Mas o que fazer, não tinha câmera, não sabia fotografar, dinheiro pra comprar uma, nem pensar, tutoriais sobre fotografia na internet! Internet? O que é isso mesmo? nem existia, pelo menos não aqui no Brasil, livros sobre arte eram raros, fotografia então quase impossível achar um, pelo menos na biblioteca da escola que estudava, pois era a única que conhecia. Tava difícil, não havia aparentemente nada a ser feito a respeito.

Mas como disse no inicio, o bicho tava lá debaixo da pele corroendo, então resolvi ir a luta, fui vender jornal pra juntar a grana necessária para comprar minha primeira câmera, depois de muito jornal vendido nas manhãs de domingo, e já quase com 14 anos, lá estava ela, minha primeira câmera, uma Kodak não lembro qual era o modelo, mas ela era dobrável e seu negativo era quadrado, se não me engano as fotos eram 6×6 cm.

Então, esse sou eu, fotografo por vício desde os 12 anos de idade, mas vivi a fotografia como amador, amante, admirador, até 2003, quando fiz meu primeiro curso na área, até então, tudo que havia aprendido, ou foi por experiência, ou por ler muito a respeito, ou por inspiração no trabalho de grandes fotógrafos, ou pelos famosos tutoriais na internet e etc, mas sempre de maneira autodidata. Só comecei a tratar a fotografia como profissão por volta de 2006, hoje atuo como Fotografo Profissional, mas ainda viciado e apaixonado pelo que faço, pois como não podia deixar de ser, o Bichinho ainda está lá , corroendo profundamente.  Nesse  momento, além de atuar e me divertir na área, sim me divertir, pois quando se faz o que gosta, é pura diversão, ainda procuro encontrar tempo para buscar atualização e me aperfeiçoar um pouco mais...  ...sou formado no Curso Superior em Tecnologia da Fotografia, pelo IESB aqui em Brasília, há, tinha esquecido de me apresentar…

…Sou Fotografo, por vicio, amor, paixão, formação e etc, Designer Gráfico por formação, brasileiro, nascido no Goiás, mas brasiliense por adoção, pois moro em Brasília desde os 5 anos de idade, não tenho mais 12 anos, agora são 40 e tantos, tenho uma linda esposa e três lindos filhos que amo muito.  Espero  vocês para um bate papo, um chá com biscoitos e muitas fotos…

…Hélio Campos.
_____________________________________________________________________________________________________________________

"A fotografia, antes de tudo é um testemunho. Quando se aponta a câmara para algum objeto ou sujeito, constrói-se um significado, faz-se uma escolha, seleciona-se um tema e conta-se uma história, cabe a nós, espectadores, o imenso desafio de lê-las."

Nenhum comentário:

Postar um comentário