segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Pelas Ruas da Cidade - "Crônicas Fotográficas"

Pelas Ruas da Cidade é um projeto pessoal que estou desenvolvendo, a ideia aqui e realizar um ensaio com a finalidade de mostrar para a população em geral, a dura vida dos artistas de rua que ganham seu sustento pelas ruas, esquinas e praças de nossa e também de outras cidades, mostrar para todos um pouco da arte dessas pessoas anônimas pelas quais passamos, mas muitas vezes vemos sem nem mesmo perceber que estão ali, de certa forma nos entretendo nos pequenos intervalos que temos em nossa “corrida diária atrás do vento”. Essas são apenas algumas fotos que compõem a primeira parte desse projeto...   ...dito isso me lembrei de algo...

...Um dia desses alguém me disse para ter cuidado com o que chamo de arte, pois em sua opinião, o que essas pessoas fazem e entretenimento e não arte propriamente dita, então eu vou usar esse espaço para levantar um questionamento: O que é Arte?
 Nós vivemos em um mundo e em uma época em que tanta “porcaria” é vendida como arte, e as pessoas compram!!! Por mais incrível que pareça!!! Tanta gente sem talento algum fica famosa e ganha muito dinheiro vendendo a ideia de que estão fazendo arte, enfim, o que pra uns é lixo, é algo grotesco, para outros é a mais pura expressão artística, enquanto belos trabalhos vão ficar pela eternidade na vala do esquecimento só porque alguém rotulou de coisa comum, de sem graça e etc.

Como exemplo, posso citar a fotografia, que é o foco desse blog. Já cansei de ouvir gente “sem noção” dizer que não pode ser classificada como arte simplesmente porque é algo que hoje em dia é produzido em massa, elas generalizam e tratam qualquer fotografia apenas como mais um entre muitos produtos, bens de consumo, não sabem nem mesmo distinguir uma coisa da outra. Fico triste com a falta de percepção de tais pessoas, pois é só nos conectarmos a internet hoje em dia e nos deparamos com tantas fotografias simplesmente tão fantásticas que não dá pra acreditar que foram produzidas por alguém que não um artista. Sim um Artista da imagem, artista da percepção, quer arte maior do que ter percepção para discernir o que é belo?

Não sei se estou capacitado para responder esse questionamento, sinceramente não sei se alguém é capaz, pois uma coisa que para mim a cada dia fica mais patente, é que “arte” é um conceito totalmente subjetivo e às vezes intangível, vai muito da opinião e do gosto de quem aprecia, ou deixa de apreciar, penso que em quase todas as áreas do conhecimento humano, senão em todas, há quem exerça seu ofício com arte e quem o faça apenas como oficio mesmo, como uma forma de ganhar o pão de cada dia, mas não há nada que nos impeça de labutar com arte para ganhar esse mesmo pão, quem disse isso, onde está escrito?

Essas pessoas aqui retratadas estão sim realizando o entretenimento de quem passa, estão sim ganhando a vida através desse ato de entreter os outros, mas quem pode afirmar que isso não é arte?
 Eu não me atrevo. Porque como eles mesmos se classificam, são “Artistas Circenses”, não deixando de lado o grafite e o desenho que também compõem esse trabalho, eu vejo o trabalho deles como uma clara expressão artística sim, pois exige habilidade e talento que não é pra qualquer um. Da mesma forma que apesar da era digital e da estrondosa popularização “leia-se banalização” da fotografia, produzir boas fotos que possam ser classificadas como Arte, ainda não é pra qualquer um, tem que ter a tal da percepção, muito mais do que a técnica propriamente dita, não que ela seja desnecessária, muito pelo contrário, ambas aliadas ao talento, são essenciais para a produção de obras artísticas de qualidade.

Bom, vamos ao que interessa, já falei demais e nem mesmo sei se consegui responder ao questionamento ou se apenas levantei outros tantos, não sei se consegui sequer me fazer entender, pois pra isso é necessário o dom da palavra, e já deve ter ficado claro que esse dom eu não tenho. Então, a questão permanece, quem souber a resposta, por favor me conte, também quero saber...


"Esse é o Santunes, caricaturista que trabalha, "vive de sua arte", nas praças de Brasília"

"Francisco "Aeros", Grafiteiro que usa seu dom artistico para tornar nossa cidade um pouco mais bela."

"Lindomar, aprendeu sua arte trabalhando em circo, depois descobriu que com ela poderia ganhar seu sustento."

"Amarildo, tem uma banda de rock chamada Rapina, e está nas ruas para juntar um trocado e comprar instrumentos para a banda."

"Palhaço Borrão, veio do nordeste com o objetivo de juntor dinheiro e comprar uma casa para sua filha."

"Paulo, usa seu talento para trazer um pouco de graça a quem passa, e é claro se sustentar também...   ... faz seu próprio boneco"

"Josiane, além de se apresentar nas ruas, faz parte da Trupe Pés de Mercúrio com a qual se apresenta nos teatros da cidade"

"Verônica, uruguaia,  um dia esta aqui no outro acolá, enquanto esteve em Brasília também fez parte da Trupe Pés de Mercúrio"

"Ariel, Chileno, além de apresentar-se nas ruas, faz parte da Cia Ilucionarte de Arte Circense"

"Victor, chileno, adotou o Brasil como lar, casado com uma brasileinse, ganha a vida se apresentando nas ruas...  ...também pinta com spray."

"Lukas, argentino, depois de correr o mundo se apresentando nos sinais, está agora em Brasília... ...quer ter um circo."

"Cristian, argentino, assim como os demais estrangeiros, viaja pelo mundo vivendo apenas do que ganha nos sinais."


Continua em um próximo capítulo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário